SALA DE ARTES SACRAS “DITO PITUBA”

A história de Santa Isabel, assim como a maioria das cidades nascidas no Período Imperial do Brasil, está diretamente ligada aos direcionamentos e costumes da Igreja Católica. Dentro desta identidade, um dos filhos ilustres da cidade Benedito Amaro de Oliveira, ficou nacionalmente conhecido como “Dito Pituba”. 

Nascido em 15 de janeiro de 1848, no bairro do Geremuniz em Santa Isabel, viveu na zona rural, onde teve seu primeiro contato com o barro através da pequena olaria de seu pai. Construiu sua técnica aos 22 anos, utilizando-se de materiais encontrados na cidade, principalmente o barro e a madeira. Representando firmemente a cultura caipira, foi um dos últimos santeiros que adotavam o estilo “paulistinha”, produzindo imagens de santos, oratórios e divinos, que possuíam cerca de 15 a 20 centímetros em barro queimado ou cru. O termo “paulistinha” se refere a um tipo de imaginária sacra feita de barro e era de produção popular exclusiva do estado de São Paulo, já que nunca foram encontrados exemplos desse estilo em outros locais do Brasil. Dito faleceu em 1923.

Na exposição, o visitante encontrará peças de artes sacras com características do nosso povo e sua devoção.

Ingresso/Taxa: Entrada Franca

Horário de Funcionamento: Aos sábados das 08h às 17h

Galeria de Fotos

Localização

         Rua Diogo Batista Nunes, s/n – Centro – Santa Isabel/SP – CEP: 07500-000 Ponto de Referência: Dentro da Igreja Nossa Senhora do Rosário